São Borja
Quinta-feira 19 de Abril de 2018


Rio Grande do Sul segue com sol, mas calorão não se repete nesta segunda

Porto Alegre terá máxima de 28°C em razão da entrada de uma massa de ar seco e frio.

A segunda-feira ainda começa com muitas nuvens e instabilidade em algumas regiões, sobretudo na Metade Norte, mas no decorrer do dia o tempo firma no Rio Grande do Sul. O sol, que já aparece desde cedo em muitas áreas, brilhará em todo o Estado. Massa de ar mais frio e seco toma conta e proporciona uma jornada de temperatura agradável, não se repetindo o calor excessivo do fim de semana.

O vento sopra do quadrante Sul. Com tempo aberto e seco, e uma massa de ar mais amena, a próxima madrugada terá temperatura baixa em parte do Estado.

As mínimas rondam os 12°C em São José dos Ausentes e os 13°C em Bagé. As máximas, por sua vez, podem chegar a 30°C em Uruguaiana e 32°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 18°C e 28°C.

O fim de semana teve calor com máximas superiores a 36ºC nos Vale do Rio Pardo e do Sinos, na Capital e na Grande Porto Alegre. Santa Rosa teve 37,1ºC, maior máxima do ano até agora. A semana que começa marcará uma ruptura no padrão deste verão de chuva irregular a partir de um aumento da instabilidade e dos volumes de chuva em todo o Estado.

Com a atuação de uma massa de ar seco e frio, o tempo firme irá predominar. A partir de terça, já se espera chuva localizada principalmente no Oeste e no Norte. A quinta será um dia merecedor de atenção porque há possibilidade de chuva ampla no Estado e que será forte em muitas cidades, propiciando altos volumes. Há ainda risco de temporais isolados. Porto Alegre está entre as áreas com possibilidade de chuva forte na quinta.

 

Fonte: Correio do Povo

Foto: Brayan Martins / PMPA / Divulgação CP