São Borja
Segunda-feira 11 de Dezembro de 2017


MEC altera novamente data do Encceja e prova será aplicada em novembro

Exame para obter certificado do Fundamental e do Médio seria aplicado em outubro

O Ministério da Educação (MEC) confirmou nesta terça-feira (19) o adiamento da aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional). A prova será realizada em 19 de novembro, e não mais em 22 de outubro.

A justificativa do MEC é que ocorreu "um atraso na homologação da licitação, o que inviabilizou a distribuição dos participantes nos locais de prova dentro do cronograma". Esta é a segunda vez que o exame tem calendário alterado em função de problemas de logística. O primeiro adiamento ocorreu em agosto.

A abertura dos portões e o início do exame também tiveram mudança, com adiamento em uma hora por causa do horário de verão. Ainda houve mudança no Encceja para pessoas privadas de liberdade, que será aplicado dias 21 e 22 de novembro.

Até o ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) era utilizado para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, mas a partir de 2017 o exame perdeu esta finalidade. A partir de agora, o diploma dos ensinos Médio e Fundamental para pessoas que não se formaram na idade correta é obtido por meio do Encceja.

O Encceja Nacional será aplicado para 1.573.862 pessoas. Dessas, 301.583 farão provas para o Ensino Fundamental e 1.272.279, para o Ensino Médio. De acordo com o MEC, o exame será aplicado em 564 municípios distribuídos em todas as Unidades da Federação.

 

Turno da manhã

Ensino Fundamental - Ciências Naturais; História e Geografia

Ensino Médio - Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias

Abertura dos portões - 8h

Fechamento dos portões - 8h45

Início das provas - 9h

Término das provas - 13h

 

Turno da tarde

Ensino Fundamental - Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação; Matemática

Ensino Médio - Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias

Abertura dos portões - 14h30

Fechamento dos portões - 15h15

Início das provas - 15h30

Término das provas - 20h30

 

Fonte: Zero Hora

 

Foto: Lauro Alves /Agencia RBS