São Borja
Terça-feira 16 de Janeiro de 2018


Servidores enfrentam filas de pelo menos 5 horas para retirar empréstimo do 13º

Por causa de falha no sistema, Banrisul ampliou o horário de funcionamento nesta quarta-feira.

Para ter direito ao 13º salário de forma integral, servidores estaduais enfrentam agências bancárias lotadas e filas de pelo menos cinco horas. No primeiro dia de empréstimos do 13º, o sistema do Banrisul ficou instável. O serviço - que poderia ser realizado em caixas eletrônicos, aplicativo de celular do banco e, inclusive, por telefone - oscilou e, em muitos momentos da manhã desta quarta-feira, ficou fora do ar.

Por volta das 13h, havia cerca de 50 pessoas aguardando na sala de atendimento da agência matriz do banco na Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre. De manhã, o número era ainda maior. Encostada em um corrimão da agência, a servidora Ligia Maria Rodrigues, 66 anos, disse ter perdido a noção de quanto tempo estava aguardando para ser chamada. A sala de atendimento da agência estava superlotada e não havia nenhuma cadeira livre para ela descansar.

Na frente de Lígia, Genessi Dornelles dos Santos, 58, esperava há mais de cinco horas e enfatizou que, se fosse preciso, dormiria na agência para retirar o empréstimo. "Estou aqui desde as 9h. Tentei primeiro ir ao caixa eletrônico, mas não estava funcionando. Agora estou aqui no atendimento e ainda nada. Já são 13h e o sistema segue fora do ar", desabafou a servidora com a mão no quadril. Ela sente fortes dores e por isso a espera se torna ainda mais agoniante.

Helenita Quilião chegou no banco assim que as portas estavam sendo abertas. A senha que ela retirou para atendimento era de número 21. Contudo, mais de quatro horas depois, o painel apontava que a senha de número 13 estava sendo atendida - apontando que a espera da servidora pública seria ainda longa.

Devido à falha, o Banrisul ampliou em duas horas o horário de funcionamento nesta quarta-feira nas agências de todo o Estado. Neste período, o atendimento será exclusivo aos servidores públicos estadual. Em Porto Alegre, as agências ficarão abertas até às 18h e no interior até às 17h.

 

Fonte: Correio do Povo

 

Foto: Alina Souza